segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Como funciona o processo para ingressar na carreira militar?

É o sonho de muitas pessoas ingressar na carreira militar. Para muitos, é questão de honra! Se você deseja servir ao exército, marinha ou aeronáutica, continue nos acompanhando, pois aqui reunimos todas as informações necessárias sobre como funciona todo o processo de ingresso na carreira militar. 


O que é a Carreira Militar?

Antes de qualquer informação, é de suma importância que você saiba o que é a carreira militar em si.  Sabemos que todos os países necessitam de Forças Armadas para enfrentar possíveis situações de guerras que possam acontecer. Sendo assim, o governo estabelece que a partir de 18 anos todos os jovens de sexo masculino precisam fazer o alistamento militar. O militar trabalha diretamente para as Forças Armadas, que é constituída pelo:
  • Exército;
  • Marinha;
  • Aeronáutica. 
O principal objetivo dessas organizações é manter a segurança, a ordem e a soberania do país. Há muitos jovens que desejam seguir a carreira militar, mais ainda não sabem como funciona todo esse processo. Sendo assim, ao longo desse post explicaremos ainda mais detalhadamente como ingressar na carreira militar!

Como ingressar na carreira militar?

A principal forma de ingressar na carreira militar é por meio de colégios e academias específicas na formação de oficiais. Mas para fazer parte dessas instituições, é necessário preencher alguns pré-requisitos estabelecidos por elas e por leis existentes nas três áreas: Aeronáutica, Marinha e Exército. De acordo com idade e o nível de escolaridade, seja ele concursado ou ainda no ensino médio, os jovens podem dá início na carreira militar.  A mesma poderá começar a partir dos 16 (dezesseis) anos de idade, que é o limite mínimo de idade para a inscrição no concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército.


Os colégios militares e academias específicas para a formação de militares, realizam processos seletivos para o ingresso de novos alunos, sendo aberto todo o início de ano.  Os candidatos passam por provas com questões objetivas, além de exame de saúde e teste de aptidão física.  Além disso, algumas dessas academias oferecem ajuda de custo ao estudante e funcionam no sistema de internato, onde ele pode morar durante a realização do curso. 

Escolas ligadas às Forças Armadas

São diversas as escolas ligadas às Forças Armadas espalhadas na maioria dos estados brasileiros. Dentre elas, podemos citar as principais:
  • Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), que é do Exército;
  • Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), que é da Aeronáutica; 
  • Colégio Naval, da Marinha.
Os detalhes de como acontece o processo seletivo de cada instituição mencionada acima, podem ser verificados no site oficial de cada uma delas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário